Quanto tempo você espera um site abrir? Aposto que se demorar mais que 10 segundos você com certeza já desistiu e partiu para outro, a menos que seja algo muito importante ou necessário. E esse é exatamente o comportamento médio das pessoas na internet.
Dessa forma, a velocidade do seu site pode afetar diretamente na satisfação do cliente, aumenta a taxa de rejeição e impacta diretamente nas suas conversões. Por isso, o seu site PRECISA ser rápido, caso contrário você já vai começar a perder possíveis clientes, sem que eles ao menos consigam ver o que você tem a oferecer.
Outra razão para você ficar atento a velocidade do seu site é que o principal site de busca do mundo, o nosso querido Google, classifica os sites também com base da velocidade, além é claro de outros requisitos.
Assim, se o seu site for lento ele pode cair em posições no rank de pesquisa do Google, o que pode ajudar a diminuir o tráfego do seu site.
E fique atento a experiência do seu cliente em dispositivos móveis, porque hoje a grande maioria das pessoas utilizam apenas o smartfone como meio de acesso a internet, assim o seu site além de ser responsivo, ou seja, que se adapta ao tamanho da tela do celular, ele precisa ser rápido, afim nem todo mundo possui uma internet que abra rapidamente um site super pesado, ou paciência para esperar.
Como testar a velocidade do meu site?
Antes de começar a otimizar, é essencial medir a velocidade atual do seu site. Para isso, a melhor ferramenta é o Google PageSpeed Insights. Ele realiza uma análise detalhada tanto da versão desktop quanto da mobile, destacando pontos de melhoria que se alinham com os padrões exigidos pelo Google. Além disso, ele oferece sugestões práticas de otimização, o que facilita seu trabalho.
Outra ferramenta recomendada é o Pingdom, que não só testa a velocidade do site como também oferece um histórico da performance, permitindo que você acompanhe as melhorias ao longo do tempo.
E não se esqueça, ferramentas como essas analisam não apenas a velocidade, mas também aspectos como acessibilidade e SEO, dando uma visão completa sobre como seu site pode se destacar e melhorar sua posição nos mecanismos de busca.
Como melhorar a velocidade do site?
Evite imagens pesadas
Imagens podem deixar o seu site mais bonito, criando uma experiência a mais para o usuário, porém dependendo do peso e da quantidade de imagens que você carrega para o seu site, isso irá acarretar uma lentidão que pode ser evitada.
A melhorar maneira de resolver esse problema é evitando fotos muito pesadas, habilitando o carregamento lento e claro compactando as imagens. Para isso existem vários plugins no wordpress onde a versão gratuita já te ajuda a fazer tudo isso, sem muito trabalho.
Eu sempre indico e uso o plugin WP Smush , que é muito fácil de usar, ele otimiza tudo sem perder a qualidade das imagens e é gratuito.
Use apenas os plugins essenciais
Quando estamos começando um site, principalmente se você está criando o seu sozinho, o que mais encontramos são listas e mais listas dos principais plugins que você precisa ter no seu site wordpress, e assim, você começa a baixar plugin para absolutamente tudo, até mesmo coisas que você nem sabe direito como funciona e então você baixa e deixa ele ali sem nem ativar porque talvez você possa precisar dele no futuro.
Sim eu já passei por isso, e te digo que esse plugins estão afetando a velocidade e o desempenho do seu site.
Por isso, desabilite e exclua todos os plugins que você não utiliza, deixando o mínimo necessário de plugins, revise e analise os que estão realmente ativos, verifique se não possui mais de um com a mesma funcionalidade, verifique se não existe novos plugins no mercado que funcionem melhor. E a cada seis meses revise tudo novamente.
Reduza os scripts externos
Primeiramente, o que são scripts externos?
Scripts externos geralmente são aquelas caixinhas do Facebook para você curtir uma página, do Pinterest ou do Instagram para seguir o perfil do site, Pop-up que pulam na sua frente quando você abre um site, sistemas de comentários externos como o Disqus, fontes externas, entre outros.
Eles podem ser um grande problema para a velocidade do seu site. Embora sejam úteis para aumentar o engajamento e melhorar a experiência do usuário, esses scripts externos aumentam o tempo de carregamento da página. Sempre que possível, evite usá-los ou use versões otimizadas que minimizem o impacto na performance. Lembre-se, menos é mais quando o assunto é velocidade!
Diminua os redirecionamentos
Toda vez que uma página redireciona o usuário para outra, isso adiciona um tempo extra de espera. E se você usa muitos redirecionamentos, esse tempo pode aumentar consideravelmente. Para manter seu site rápido, minimize ao máximo o uso de redirecionamentos. Revise periodicamente os links do seu site e elimine aqueles que são desnecessários, mantendo o caminho do usuário o mais direto possível.
Escolha um tema rápido e responsivo
Quando estamos começando a configurar um site a primeira coisa que vem a mente é o design, e nos sites wordpress você possui uma infinidade de temas que irão deixar o site do jeito que você quiser. Porém, alguns temas podem ser mais lentos do que outros.
Temas com um código ruim podem acabar com a velocidade do seu site, e geralmente esses temas possuem um desempenho ainda pior no celular.
Particularmente eu utilizo o tema Hello juntamente com o plugin Elementor Pro, para fazer todo o design do meu site, o tema é super rápido e através do plugin, que tem a versão gratuita também, eu consigo fazer um site responsivo sem deixá-lo lento.
Reduza o número de comentários na sua página
Se o seu blog tem um alto volume de comentários, isso pode acabar pesando na hora de carregar a página. Uma boa prática é limitar a quantidade de comentários exibidos por página. Isso mantém o desempenho do site em alta sem sacrificar o engajamento dos usuários. Configurar um máximo de 50 comentários por página é uma solução eficiente para evitar que a seção de comentários prejudique a velocidade do site.
Essas dicas são práticas e fáceis de implementar, garantindo que seu site WordPress fique mais rápido, agradando tanto os visitantes quanto os motores de busca.