Sempre achei que meditação era algo muito ligado a religiões como budismo e hinduísmo e que não tinha nada haver comigo, até que conheci a meditação mindfulness, e quando ouvi que ela ajuda a diminuir o stress e a ansiedade já me interessei!
Mas, não vou mentir o começo não é fácil, mas os benefícios da prática são realmente ótimos! E aos poucos fui notando pequenas mudanças no meu comportamento, o que claro só fez com que eu praticasse com uma frequência maior até conseguir implementar de vez na minha rotina.
E por já ouvi várias pessoas falando como não conseguem, ou como é muito difícil, ou ainda aquelas que possuem uma percepção errada sobre a meditação, assim como eu tinha, resolvi fazer esse posts com três dicas super simples para você começar a meditar hoje mesmo!
Observe
No começo não tem jeito, os pensamentos vão longe e é difícil não querer parar por ali e já decidir que meditação não é para você.
Porém, nesse momento procure continuar, sem se julgar e sem se cobrar demais, apenas observe os seus pensamentos, veja para onde estão indo, seja grata e procure guia-los novamente para a meditação.
Experimente
Procure praticar da forma que seja mais fácil para você.
Eu pratico a meditação mindfulness (atenção plena) desde o fim de 2018 e no começo eu usava o áudio do livro Atenção plena – Mindfulness, do escritor J. Mark G. Williams, e depois fui conseguindo seguir sozinha.
Hoje coloco uma playlists com áudios da natureza, que me ajudam a acalmar os pensamentos e mergulhar na meditação.
Porém, algumas pessoas preferem o silêncio, outras optam por recitar mantras. Lembre que existem mais de 10 tipos de meditação, experimente e veja qual é a melhor para você.
Se preferir confira o Desafio da Meditação, uma Meditação Guiada com mais de 20 áudios especialmente feita para iniciantes. Clique aqui!
Posição
Sempre que ouvimos falar em meditação aquela cena de um monge sentado de pernas cruzadas na posição lótus já vem a cabeça né!? Mas saiba que você não precisa necessariamente meditar naquela posição. Na verdade, você não precisa nem meditar parado.
Contudo, no início o ideal é que você procure uma posição que seja a mais confortável possível, que pode ser sentada em uma cadeira ou deitada. O importante é que o ambiente seja calmo e favorável a prática.
Dessa forma, com um pouco de resiliência e calma certamente você pode começar a meditar, não se cobre de mais, nem desista sem tentar, a meditação como toda nova prática leva tempo, mas vale a pena.
Veja também:
–O que é a meditação mindfulness?