Seja você um dono de restaurante, querendo divulgar todos os pratos maravilhosos que tem a oferecer, seja você uma influencer querendo mostrar toda a sua maestria na cozinha, as fotos do seu prato precisam encher os olhos de quem vê. E para isso separei cinco dicas super simples e práticas para você melhorar suas fotografias de comida hoje mesmo!
1- Use um tripé
Eu sei que nem todo mundo usa uma câmera para produzir as sua fotografias porém, usar um tripé, mesmo para o celular, irá lhe salvar muito tempo, afinal quem nunca tirou uma foto e depois percebeu que aquela colher não estava no local certo ou o molho ficou meio estranho no prato e depois de arrumar tudo você não conseguiu mais encontrar aquele ângulo que era perfeito. Todo mundo já passou por isso alguma vez.
E para evitar esse tipo de situação um tripé bem ajustado irá salvar as suas fotos te deixando com as mãos livres para colocar, tirar e estilizar a sua fotografia da melhor maneira possível, e ainda pode te ajudar a tirar fotos em um ângulo de 90° sem precisar fazer nenhum malabarismo com a câmera.
Outro motivo e esse com certeza é um dos principais é a qualidade da imagem, pois com um tripé você vai evitar que a câmera desfoque ou que a imagem saia meio tremida.
2- Utilize todos os ângulos
Sempre que vou montar uma prato para fotografar já tenho uma ideia na minha cabeça de como a foto irá ficar, mas coisas incríveis acontecem quando você começa a fotografar em ângulos que você nem tinha cogitado a princípio, e é assim que a gente acaba conseguindo a foto perfeita.
Por isso no momento que estiver tirando as suas fotos não economize, procure sempre novo ângulos e veja qual funciona melhor para cada tipo de foto, afinal por vezes um cupcake pode ficar muito melhor em um ângulo de 180°, enquanto que uma sopa seja preferível tirar a foto em 90°.
Porém fique sempre atenta pois talvez com a mudança de ângulo você tenha que mudar um pouco os componentes da sua foto.
3- Sempre observe de onde vem a luz
A luz em qualquer fotografia é crucial para determinar desde o mood da foto até a sua qualidade final, e por isso em fotos de comida não poderia ser diferente, e aqui temos a possibilidade de brincar com a luz da maneira que quisermos, você pode usar e abusar da luz para criar sombras e profundidade o que não é o caso das fotografias de paisagem, por exemplo.
E não se atenha apenas a luz natural, que por sinal é maravilhosa para qualquer fotografia, experimente luz artificial sem medo de ser feliz! Até porque, em dias chuvosos ou naquele dia em que você resolver fotografar pela noite, a luz não será mais um problema.
Quanto ao ângulo procure sempre por uma luz mais lateral, superior ou traseira, e por favor evite flash frontal!
4- Utilize componentes e texturas
Para iniciante esse pode ser o maior pesadelo, afinal não são todas as fotos que iram ficar boas apenas com o seu elemento principal em um espaço vazio.
Por vezes você vai precisar adicionar componentes simples e um pouco de textura na base para que não pareça muito artificial a sua fotografia.
Assim, utilize componentes que façam parte do seu prato, acrescente colheres, garfo e faca (prefira sempre os foscos), acrescente utensílios de cozinha utilizados para fazer a receita, e procure sempre contar uma história por meio da sua fotografia.
Outra prática muito comum é você aparecer indiretamente nas fotografias, colocando um tempero no prato ou mexendo um suco, isso certamente vai deixar suas fotos muito mais atrativas.
E para finalizar sempre pense na base da sua fotografia, onde você irá colocar os elementos, procurando por aquela que não se sobreponha visualmente ao prato e sim que ajude você a montar a composição final.
Existem no mercado diversas marcas que trabalham apenas com esses backdrops para fotografia de comida, super recomendo você dar uma conferida.
5- Não se apegue demais as regras
Use a sua criatividade independente de qualquer regra da fotografia, afinal a foto é sua!
Coloque todo o seu estilo sem medo, fuja do modo automático de fazer as coisas e observe o resultado!