Um nicho em alta no mercado para quem quer começar um novo negócio certamente é o nicho de bem-estar, mas com tantas empresas por aí por que você deveria investir no nicho de bem-estar?
Vai dizer que você não viu nos últimos anos uma certa revolução na nossa forma de viver, e não estou aqui falando em redes sociais. De uns tempos para cá homens e mulheres tem se preocupado cada vez mais com sua saúde física e mental, e isso refletiu direto nesse mercado que só tem evoluído.
Eu sei que a primeira coisa que pensamos quando o assunto bem-estar vem a cabeça são os spas, produtos de beleza e fitness. Porém o mercado de bem-estar vai muito além disso, pois ele invadiu o turismo, os escritórios, e até a arquitetura. Hoje se fala em turismo totalmente voltado para o bem-estar do viajante, onde ele possa recarregar as energias pensando no meio ambiente, um bem-estar sustentável.
Também estamos vendo uma grande melhora nos ambientes de trabalho, onde a busca pela saúde mental do trabalhador tem ganhado uma atenção nunca antes vista. E até mesmo o tão saturado mundo fitness está se renovando e tratando não apenas do corpo de uma maneira mais saudável, mais também da mente.
Os números não mentem, dá uma olhada nas estatísticas apresentadas pela The Global Wellness Institute (GWI):
- A economia global de bem-estar era um mercado de US $ 4,5 trilhões em 2018.
- O turismo de bem-estar é um mercado de US $ 639 bilhões em 2017, projetado para atingir US $ 919 bilhões até 2022.
- O setor de spa tem crescido 9,9% ao ano entre 2015 e 2017, e estima-se que chegará a US $ 128 bilhões em 2022.
- O setor de bem-estar representa 5,3% da produção econômica global.
E como você pode ganhar dinheiro com o nicho de bem-estar?
Primeiramente com o tradicional, spa, academia especializada em bem-estar, nutrição voltada a alimentação saudável e perda de peso, pois apesar de parecer um mercado saturado as inovações tem sido essenciais para novas empresas crescerem e principalmente se destacarem no mercado.
Porém, um dos meus empreendimentos favoritos certamente são os ambientes de trabalho totalmente voltados para o bem-estar dos profissionais, com programas de saúde mental para o trabalhador, arquitetura desenvolvida a fim de priorizar a saúde física e mental de todos dentro da empresa, onde entra também o nosso querido coworking!
Nessa vibe de ambientes também temos as imobiliárias especializadas em residências totalmente planejadas para um lifestyle saudável, criando assim pequenas comunidades preocupadas não apenas com o seu bem-estar mais também com o meio ambiente.
E o que dizer dos produtos ‘clean’, feitos apenas com ingredientes que além de não prejudicarem a nossa saúde no longo prazo, também são sustentáveis. Nessa categoria temos cosméticos, multivitamínicos, alimentação e até intensificadores de sono. Pesquisas indicam que aqui no Brasil a maioria dos consumidores indicam preferência por produtos naturais.
Temos ainda a saúde mental, que depois do início da pandemia se destacou e a procura por ajuda subiu de uma forma alarmante. Tendo a prática de meditação e yoga e também venda de antidepressivo subido na mesma proporção.
Por fim, lembre-se que assim como em outros nicho algumas regras são sempre válidas, como por exemplo inovação, persona e subnichos, principalmente em áreas mais saturadas são essenciais para se destacar na multidão. Porém esse é um nicho que vem crescendo e com a pandemia a procura por uma vida mais saudável só aumentou e veio para ficar.